Press Releases

Oni e Telecel assinam Acordo de Cooperação

Terça-feira, 8 de Fevereiro de 2000

A ONI e a TELECEL assinaram um Acordo de Cooperação que permite aos dois operadores de telecomunicações reforçar a oferta global e integrada de serviços, aproveitando as características únicas e diferenciadoras que cada uma das empresas de per si reconhecidamente detém.

Com este Acordo de Cooperação, a ONI e a TELECEL ficam aptas a fornecer de forma integrada serviços de telecomunicações uma vez que, nos casos em que a oferta for complementar, cada uma delas fornecerá os serviços da outra. Estão neste caso, nomeadamente, o Serviço Móvel GSM da TELECEL e o Serviço de Dados da ONI.

A ONI e a TELECEL acordaram as bases de uma cooperação potenciadora de sinergias nos diversos elos da cadeia de valor no negócio das Telecomunicações.

Assim, a ONI e a TELECEL, fortalecem as suas posições no mercado, com ofertas integradas de serviços, ao mesmo tempo que obtêm poupanças de custos racionalizando a utilização dos recursos existentes e optimizando os investimentos a efectuar.

O acordo prevê, entre outros aspectos:
A venda cruzada de produtos e serviços;
O desenvolvimento de uma oferta conjunta de soluções para clientes empresariais com necessidades sofisticadas, potenciando a criação de um sistema de “one stop shopping“;
A ligação directa entre os Centros de Atendimento da ONI e da TELECEL, potenciando a criação de um sistema integrado de atendimento “one stop caring“;

O desenvolvimento de um conjunto comum de serviços inovadores (e.g. unified messaging, voice recognition, e-commerce), serviços convergentes Fixo–Móvel GSM e o estudo conjunto de novas tecnologias;
A aquisição, desenvolvimento e manutenção de projectos, licenças e sistemas na área informática potenciados pela grande compatibilidade entre os sistemas das duas empresas;
A optimização da utilização das redes de transporte e da interligação;
O planeamento conjunto da localização de equipamentos, comutadores, antenas, bem como a realização conjunta de algumas tarefas de gestão da rede.

Previsto está também o desenvolvimento de actividades conjuntas visando:
A criação de uma empresa para actuar nas áreas de concepção e produção de conteúdos para Internet e de portais.
O desenvolvimento de iniciativas no âmbito da construção de Infra-estruturas de Suporte e de Telecomunicações.

A ONI e a TELECEL consideram que o acordo vai resultar no aumento do consumo dos serviços das duas empresas, pelo fortalecimento da capacidade de cada uma satisfazer as necessidades globais de telecomunicações dos clientes. Por outro lado, implicará a redução dos custos operacionais resultado da partilha de recursos e da aquisição conjunta de produtos e serviços. Há ainda a ter em conta a optimização dos recursos financeiros — com a partilha de investimentos e dos custos de desenvolvimento inerentes às diferentes competências exigíveis a um operador de telecomunicações virado ao futuro.

Cada uma das operadoras irá continuar a competir no mercado, nomeadamente no Serviço Fixo Telefónico – seja no Acesso Directo seja no Indirecto.

O Eng. António Pita de Abreu, Presidente da ONI, referiu a propósito “Este Acordo de Cooperação com a TELECEL permitirá o alargamento do portfolio de serviços que a ONI oferece ao mercado e possibilitará o rápido desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas acelerando a introdução em Portugal de Serviços de Infocomunicações mais avançados e inovadores”.

O Presidente da TELECEL, Dr. António Carrapatoso, considera que “Esta cooperação com a ONI é uma excelente via para cimentar a posição competitiva da TELECEL no mercado português das telecomunicações e para continuar a criar valor para os seus Clientes e os seus Accionistas. Esta cooperação irá também contribuir para o desenvolvimento do sector das Telecomunicações e da Sociedade de Informação”.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais