Press Releases

Serviço Messaging de Imagem da 3ª geração

Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2001
Testado com sucesso na rede GPRS da Vodafone

Lisboa, 3 de Dezembro de 2001 – A Vodafone efectuou com sucesso os primeiros testes do Multimedia Messaging Service (MMS), um serviço que representa uma importante evolução do popular SMS, com a integração de texto, de áudio, de imagem ou de vídeo.

Com efeito, o MMS garante todas as funcionalidades do SMS, mas com a vantagem de permitir o envio de conteúdos multimédia, tais como imagem, som e vídeo. Trata-se de um serviço da chamada “terceira geração” que, no entanto, vai ser disponibilizado brevemente, graças à utilização da actual rede GPRS da Vodafone. Depois, com o lançamento do UMTS, o serviço passará a beneficiar de maior largura de banda, o que permitirá o messaging em mobilidade de conteúdos multimédia ainda mais diversificados, nomeadamente imagem em movimento.

A Vodafone em Portugal mantém-se, assim, na liderança das novas tecnologias necessárias ao tratamento em mobilidade de conteúdos multimédia (imagem, vídeo e áudio) que estarão disponíveis no mercado ainda antes da introdução da terceira geração de comunicações móveis – UMTS.

Nos últimos meses, têm vindo a ser efectuados testes através da integração na rede GPRS da Vodafone de duas plataformas de fornecedores distintos, a CMG e a Ericsson. Foi possível pela primeira vez enviar mensagens MMS com fotografias a cores e texto entre equipamentos Ericsson T68. Foi ainda testado, por exemplo, o envio de MMS para e-mail e de e-mail para MMS.

A Vodafone tem vindo a estabelecer parcerias com vários fornecedores de aplicações para serviços de valor acrescentado que utilizem o MMS.

A demonstração deste novo serviço estará disponível no stand da Vodafone durante o 11º Congresso das Comunicações (APDC) que irá decorrer em Lisboa no Centro de Congressos FIL, na Junqueira.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais