Press Releases

‘Praia Saudável’ da Fundação Vodafone pelo segundo ano consecutivo

Segunda-feira, 29 de Maio de 2006

Lisboa, 29 de Maio de 2006 – Com início a partir de 1 de Junho, por ocasião da abertura oficial da época estival, o programa Praia Saudável da Fundação Vodafone Portugal vai abranger este ano cerca de 30 novas zonas balneares, cobrindo já um total de quase 100 praias.

Resultante de um Protocolo de Cooperação assinado entre a Fundação Vodafone Portugal, a Direcção Geral da Autoridade Marítima, o Instituto da Água, o Instituto de Conservação da Natureza e a Associação Bandeira Azul da Europa, este programa tem como objectivo contribuir para o aumento da segurança e da melhoria da qualidade do ambiente e das acessibilidades para pessoas com necessidades especiais.

Ao longo dos três anos previstos no protocolo, são disponibilizados significativos equipamentos auxiliares de salvamento (motas de água e macas flutuantes, designadamente), instalada uma rede de comunicações simples e acessível ao público, fornecidos telefones móveis e um número telefónico a cada posto de praia.

As Acessibilidades para pessoas com deficiências também estão contempladas, através da disponibilização de cadeiras anfíbias, instalação de passadeiras e colocação de painéis informativos em Braille.

No plano Ambiental, o programa inclui a distribuição de cinzeiros e respectivos dispensadores, bem como a colocação de numerosos cartazes informativos.

Este ano, serão igualmente realizadas acções de sensibilização nas vertentes de Ambiente e Segurança em mais de 40 praias. Nesse âmbito, serão desenvolvidas diversas modalidades de animação, tais como jogos e teatro de fantoches para os mais pequenos, em que serão ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas e fornecidas informações sobre o melhor modo de lidar com a praia e com o mar, através de processos didácticos simples e divertidos.

O programa Praia Saudável contempla, ainda, o patrocínio da Fundação Vodafone Portugal ao Programa de Vigilância das zonas balneares, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Esta iniciativa, lançada em 2005 para um período de três anos, representa um investimento de 1,9 milhões de euros e permite a doação de sistemas e equipamentos, incluindo:

– 14 Motas de água com 14 macas de transporte para acidentados;
– Combustível para as motas doadas;
– 250 Postos identificativos de praia;
– 250 Telemóveis para os postos de praia;
– Comunicações da rede GSM da Vodafone Portugal entre estes aparelhos; durante as épocas balneares;
– 135 Painéis informativos de entrada em zona balnear, conjuntamente com 45 painéis em Braille;
– 125 Dispensadores de cinzeiros;
– Centenas de milhar de cinzeiros;
– 20 Cadeiras anfíbias (tiralós);
– Cerca de 15 mil cartazes informativos;
– Passadeiras de acesso às praias;
– T-shirts e bonés para o Programa de Vigilância.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais