Press Releases

Fundação Vodafone Portugal apoia cuidados cardíacos à distância

Segunda-feira, 10 de Julho de 2006

Lisboa, 10 de Julho de 2006 – Está em curso a fase piloto do ‘AirMed’, um sistema de monitorização remota de doentes cardíacos através de comunicações móveis, resultante de um protocolo de cooperação entre o Hospital de Santa Marta, em Lisboa, e a Fundação Vodafone Portugal.

No âmbito do protocolo assinado entre as duas entidades, foi já desenvolvida a possibilidade de monitorização do índice de coagulação do sangue de doentes submetidos a transplantes. Este índice necessita de uma monitorização apertada, traduzida em medições a intervalos regulares e com curtos espaços de tempo entre medições, obrigando os doentes a igual número de deslocações ao hospital.

Prevê-se com esta funcionalidade reduzir as deslocações e os tempos de espera no hospital para obter os resultados de análises, dado que esses resultados e respectivas prescrições são comunicados via móvel.

Estas comunicações são acompanhadas de perto por médicos e enfermeiros, recorrendo à tecnologia móvel, através de mecanismos de notificação automática de parâmetros fora dos valores normais para determinado doente.

O montante do financiamento da Fundação Vodafone ultrapassa os 150 mil euros, e envolve o desenvolvimento de uma aplicação para gestão das comunicações com os doentes, incluindo uma ligação ao seu histórico, aquisição de equipamento de medida de índices de coagulação do sangue, assim como as comunicações relativas ao projecto durante um ano.

Este investimento terá um efeito muito mais amplo que aquele valor, tendo em conta que o Hospital de Santa Marta possui uma zona de influência a nível nacional. Com efeito, qualquer redução de deslocações é da maior importância para os doentes que residem em zonas afastadas de Lisboa. Por outro lado, a redução das horas gastas em espera no hospital repercute-se nos índices de produtividade da população em geral.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais