Press Releases

Rede Vodafone lidera nos resultados dos testes da Anacom

Sábado, 17 de Maio de 2008

Lisboa, 17 de Maio de 2008 – A Vodafone é a operadora com melhor desempenho global na sua rede de comunicações móveis, segundo os testes efectuados em Setembro/Outubro de 2007 pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nos testes sob a tecnologia GSM (2G), a rede da Vodafone apresenta globalmente o melhor e mais consistente desempenho. Nos Aglomerados Urbanos, a Vodafone regista, nomeadamente, o melhor Tempo de Estabelecimento de Chamadas (4,5 e 6,5 segundos, respectivamente, nas chamadas originadas e terminadas na sua rede), a melhor acessibilidade (99,4% e 99,3%, respectivamente, nas chamadas originadas e terminadas na sua rede) e a melhor Taxa de Terminação de Chamadas (99,2% e 99,5%, respectivamente, nas chamadas originadas e terminadas na rede Vodafone).

Ainda sob a tecnologia GSM (2G), nos Eixos Rodoviários, a Vodafone lidera também no Tempo de Estabelecimento de Chamadas (4,6 e 6,5 segundos, respectivamente, nas chamadas originadas e terminadas na sua rede) e na Taxa de Terminação de Chamadas (99,3% e 99,6%, respectivamente, nas chamadas originadas e terminadas na rede Vodafone).

Nos testes sob a tecnologia UMTS (3G), a Vodafone destaca-se novamente com o melhor desempenho global e com os resultados mais consistentes, apresentando, por exemplo, a melhor acessibilidade (93,5%) e o melhor Tempo de Estabelecimento de Chamadas (6,3 segundos) nos Aglomerados Urbanos. Citando a Anacom: “Nos aglomerados urbanos, o melhor desempenho foi registado pelo operador Vodafone”.

Para efeitos dos testes, foram consideradas as chamadas de voz na tecnologia GSM (2G) e chamadas de videotelefonia na tecnologia UMTS (3G), tal como especificado pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute) para este tipo de análise.

Na escolha dos locais, foram considerados aqueles em que os serviços são mais utilizados, ou seja, nos maiores aglomerados urbanos e nos principais eixos rodoviários. Foi também considerado como critério a distribuição geográfica dos locais por forma a contemplar as regiões do interior.

Além dos testes da Autoridade Nacional, a própria Vodafone também realiza testes regulares à qualidade da sua rede, com utilização dos mesmos parâmetros internacionais observados pela Anacom.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais