Press Releases

Vodafone com a Banda Larga Móvel mais rápida no estudo da Anacom

Segunda-feira, 20 de Abril de 2009

Lisboa, 20 de Abril de 2009 – A Autoridade Nacional de Comunicações, entidade reguladora do mercado de telecomunicações em Portugal, divulgou hoje o resultado dos testes técnicos efectuados às redes de Banda Larga (3G) dos operadores móveis. A Vodafone foi classificada como o operador com a rede de Banda Larga Móvel mais rápida, com uma velocidade de download 23% superior à média dos restantes operadores em Lisboa e 43% superior à média dos restantes operadores no Porto.

Dos vários indicadores técnicos recolhidos, considerou a Anacom, em consonância com as práticas comerciais do mercado, que a velocidade de download é de facto o indicador mais adequado para aferir sobre a efectiva largura de banda, possibilitando a comparação entre a oferta dos vários operadores.

Também em indicadores menos relevantes para o utilizador final, mas com impacto na experiência de utilização, nomeadamente na velocidade de upload de ficheiros, a rede da Vodafone é a que apresenta a velocidade mais rápida. De realçar que esta melhor performance se regista não só em relação às restantes redes móveis (com uma velocidade agregada de upload 23% superior à média dos outros operadores) mas também em relação às redes fixas, igualmente testadas pela Anacom. Os testes comprovam que a velocidade de upload da rede da Vodafone é substancialmente superior às velocidades fornecidas pelas empresas de rede fixa Cabovisão, Clix, Sapo e Zon.

A divulgação deste relatório pela entidade reguladora do sector das telecomunicações (disponível em www.anacom.pt) vem contribuir para o esclarecimento do público em geral sobre as efectivas performances das redes de Banda Larga dos vários operadores.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais