Press Releases

Vodafone e Universidade de Lisboa criam Laboratório na Faculdade de Ciências

Terça-feira, 29 de Novembro de 2011

Lisboa, 29 de Novembro de 2011 – A Vodafone Portugal e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) celebraram esta semana um protocolo para a criação de um Laboratório dedicado à investigação e desenvolvimento de projectos ligados às tecnologias móveis.

O Laboratório funcionará no âmbito do programa curricular do Mestrado em Engenharia Informática através da atribuição de projectos a um conjunto de disciplinas adequadas à sua execução e de acordo com os objectivos e temas identificados em conjunto pela Vodafone e pela FCUL.

Para a constituição e funcionamento do Laboratório foi seleccionado um espaço específico – sala ‘Vodafone App Factory’ – onde os alunos e docentes dedicados a cada projecto terão à sua disposição um conjunto de equipamentos móveis, incluindo telefones e tablets, e de serviços de comunicações que lhes permitem desenvolver e testar os projectos com os recursos adequados e num ambiente o mais aproximado possível da realidade dos utilizadores finais.

Esta iniciativa surge na sequência da identificação, por ambas as Entidades, da necessidade de criar um modelo que fomente as relações entre a Universidade e a Vodafone como forma de promover e beneficiar da transferência de conhecimento e competências técnicas entre as duas comunidades.

Esta estreita colaboração entre uma das melhores escolas de ensino superior do País na área de Engenharia Informática e a empresa líder no sector das comunicações móveis a nível mundial pretende reforçar o incentivo à inovação e às capacidades de empreendedorismo da comunidade académica e, ao mesmo tempo, fomentar o acompanhamento e antecipação das tendências desta indústria com o fim de antecipar e lançar para o mercado soluções de qualidade que permitam satisfazer os Clientes de serviços móveis e particularmente os consumidores de tecnologia.

Esta é mais uma iniciativa ‘powered by Vodafone App Factory’ em que a Vodafone procura incentivar as comunidades tecnológicas, os developers e as startups nacionais a desenvolverem as suas capacidades empreendedoras e de inovação, aplicadas à criação de projectos, que serão depois potenciados e promovidos pela Vodafone não só localmente mas também nos restantes mercados onde o Grupo está presente.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais