Press Releases

IPST e Fundação Vodafone Portugal lançam plataforma interactiva ‘Dador’

Terça-feira, 12 de Novembro de 2013
Gerir a relação com o dador através das novas tecnologias

Foi hoje apresentada, no Centro de Sangue e de Transplantação de Lisboa (Hospital Pulido Valente), a inovadora plataforma ‘Dador’ que apela à dádiva de sangue através da tecnologia e das redes sociais.

Desenvolvida de raiz pela Fundação Vodafone Portugal, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, IP (IPST), a plataforma ‘Dador’ pode ser acedida a partir de uma aplicação para smartphones Android e iOS, através do website darsangue.pt e no facebook e fornece informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados em cada momento e os locais mais próximos para a dádiva.

Esta plataforma permite uma interacção contínua e mais eficiente entre o IPST e os actuais dadores, permitindo o seu registo, configurar alertas específicos e ainda definir notificações directas, caso se verifique um stock reduzido do tipo de sangue do dador.

Em caso de necessidade extrema de determinado tipo de sangue, como no caso de eventuais acidentes/catástrofes, a plataforma possibilita também ao IPST accionar um alerta a toda a base de utilizadores registados compatíveis com o grupo sanguíneo em falta.

A plataforma permite igualmente comunicar e envolver toda a população que ainda não é dadora e informar o cidadão sobre as condições gerais de saúde para a dádiva. Em caso de essas condições serem as adequadas, indica quando e onde poderá fazê-lo, com base na sua localização e disponibilizando-lhe a funcionalidade de definição da rota para o local da dádiva seleccionado.

Adicionalmente, a plataforma disponibiliza informação útil sobre a dádiva de sangue e curiosidades sobre o sangue e grupos sanguíneos.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais