Press Releases

Instituto Pedro Nunes e Vodafone Portugal lançam concurso de aplicações para o terceiro sector

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015
Numa altura em que o envelhecimento da população portuguesa tem vindo a acentuar-se, quer pela base da pirâmide etária, com a diminuição da população jovem, quer pelo topo com o incremento da população idosa decorrente da maior longevidade, a Vodafone Portugal e o Instituto Pedro Nunes lançam um concurso para o desenvolvimento de aplicações para o terceiro setor.

Esta iniciativa vai permitir distinguir aplicações e soluções tecnológicas criadas através da plataforma eVida que respondam a necessidades reais previamente identificadas por Instituições de Economia Social (ex. gestão da toma de medicação, entre outras). Esta plataforma, por sua vez, integra-se na área de atuação do projeto TICE.Healthy, sediado no Instituto Pedro Nunes, que desenvolve, integra e testa abordagens tecnológicas inovadoras que sirvam de base a novos produtos e serviços na área da saúde e qualidade de vida.

Podem concorrer pessoas singulares que tenham o objetivo de desenvolver aplicações que possam ser integradas na plataforma eVida e, com base nesta, explorar uma ideia ou plano de negócio. As candidaturas podem ser individuais ou apresentadas por equipas (com um máximo de 5 elementos).

Serão selecionadas quatro aplicações vencedoras, premiadas com um total de 15 mil euros, divididos entre o primeiro vencedor (5000 euros), o segundo (3000 euros) e o terceiro (2000 euros) na categoria “Challenge” e um único vencedor (5000 euros) na categoria “Inovation”. Uma das aplicações a concurso terá ainda direito a participar no programa de incubação de um ano no Vodafone Labs Lisboa.

As candidaturas encontram-se abertas em https://devchallengeinfo.evida.ptaté ao dia 27 de fevereiro e serão avaliadas por um júri de especialistas. As quatro aplicações vencedoras serão conhecidas durante o mês de março de 2015.

Esta iniciativa resulta de uma aposta do Instituto Pedro Nunes e da Vodafone Portugal em fomentar e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços prestados pelas Instituições do terceiro setor, assim como melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários.

Este prémio vem reforçar o empenho da Vodafone na promoção do desenvolvimento de aplicações que melhorem a qualidade de vida das pessoas e demonstrem substancial benefício público. Um outro exemplo dessa promoção são os Mobile For Good Awards que a Vodafone desenvolve em parceria com a  AGE Platform Europe e o European Disability Forum e que promovem o desenvolvimento de aplicações mobile nas áreas da saúde, Acessibilidade, Educação e Mobilidade nos Serviços Públicos distribuindo um total de 200.000 euros em prémios.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais