Press Releases

Nova plataforma interativa usa comunicações móveis para explicar matemática e física a alunos do secundário

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015
É hoje lançado o MOBILE LAB, um novo portal de conteúdos multimédia que pretende explicar de forma clara o funcionamento das comunicações móveis, ao mesmo tempo que permite aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) consolidarem os seus conhecimentos de Matemática e Física.

Desenvolvido pela Vodafone Portugal em parceria com o INOV-INESC, a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde, o novo portal apresenta-se como uma plataforma interativa de conteúdos – texto, vídeo e laboratórios de experiências – que cruza a aprendizagem dos jovens na escola com os princípios do funcionamento de um sistema de comunicações móveis.

 O objetivo da nova ferramenta é estimular os alunos a apropriarem-se dos conhecimentos abordados em alguns dos temas lecionados nas disciplinas de Matemática A e Física e Química A – em que, usualmente, se registam maus resultados escolares – através da exploração de conteúdos multimédia. O portal MOBILE LAB está acessível a partir de hoje através do endereço http://mobilelab.dge.mec.pt.

 O funcionamento das comunicações móveis é demonstrado através da aplicação de vários conteúdos da Matemática A e da Física e Química A. No caso da Matemática A, o MOBILE LAB permitirá aos alunos aplicar e testar os seus conhecimentos nas áreas de Estatística, Trigonometria, Probabilidades e Funções, entre outros temas. Já em Física e Química A, os alunos podem encontrar “descodificados” conceitos como os de Ondas Eletromagnéticas, Fibras Óticas, Digitalização e Bandas de Frequência. Todas as explicações contidas no portal têm por base os atuais conteúdos programáticos do 10.º ao 12.º anos de ambas as disciplinas.

 Para além da informação criada para os alunos, o MOBILE LAB inclui ainda uma área de acesso reservado a professores, com os conteúdos teóricos abordados – e sugestões de exercícios adicionais, que tanto podem ser discutidos em aula, como sugeridos para ambiente de autoestudo.

 Para a Vodafone Portugal, o desenvolvimento do MOBILE LAB é uma forma de materializar o compromisso da empresa em desmistificar o princípio de funcionamento das comunicações móveis junto do público em geral, neste caso específico com particular enfoque nos mais jovens. O envolvimento da empresa com os diversos parceiros do projeto permitiu criar uma ferramenta valiosa para o ensino de alguns conceitos da Matemática e da Física, tornando possível visualizar diversos conceitos abstratos através da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

 Para o Professor Luís M. Correia, Investigador Coordenador do INOV-INESC e Professor do Instituto Superior Técnico, «o desafio lançado pela Vodafone Portugal foi acolhido com entusiasmo, pois o trabalho educativo ao nível das comunicações móveis não é novo para nós». Ainda de acordo com este responsável, «a ideia fundamental foi a de usar algo muito conhecido dos alunos, os telemóveis, para os ajudar a perceber o seu funcionamento e para compreenderem como a Matemática e a Física são usadas nestes sistemas de comunicações».

 Após um ano de piloto em quatro estabelecimentos de ensino – Escola Secundária Daniel Sampaio, em Almada; Escola Secundária António Damásio e Escola Secundária Braamcamp Freire, em Lisboa; e Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto –, o MOBILE LAB recebeu diversas otimizações decorrentes das experiências de utilização dos alunos e professores que já estão a usufruir da ferramenta. O objetivo é implementar e alargar a utilização da plataforma à restante comunidade escolar do país.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais