Press Releases

Fundação Vodafone Portugal inaugura sala multissensorial Snoezelen

Terça-feira, 29 de Março de 2016
Tavira conta, a partir de hoje, com uma sala de terapia multissensorial Snoezelen, inaugurada pela Fundação Vodafone Portugal na Fundação Irene Rolo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que apoia pessoas com deficiência e incapacidades, de diferentes grupos etários.

Do Holandês SNUFFELEN (cheirar), com DOEZELEN (relaxar), a sala Snoezelen é um espaço que, através de terapias de estimulação sensorial, proporciona relaxamento e bem-estar a pessoas com necessidades especiais, recorrendo ao uso de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada, dos efeitos da música, sons, luz e estimulação táctil. Uma das principais vantagens desta terapia reside no facto de não depender da comunicação verbal, podendo proporcionar estímulos a pessoas que de outra forma não seriam alcançadas.

Esta sala está equipada com equipamento específico para pessoas com limitações neuro-motoras e cognitivas. Com vista à promoção do seu autocontrolo, autonomia, espírito de descoberta e exploração, estas pessoas poderão usufruir de diferentes estações de terapia, nomeadamente colunas de água, fibras óticas, plataformas almofadadas, cama de água, baloiço e projetor de jogos de luz e de cor. O espaço está ainda equipado com um computador de interface táctil e um software adequado a unidades de multideficiência, que inclui cerca de 40 atividades para o desenvolvimento de diferentes capacidades através, por exemplo, da experimentação da relação causa-efeito ou do controlo preciso do ponteiro do rato.

A sala Snoezelen vai permitir que os utentes da Fundação Irene Rolo, assim como de outras Instituições do concelho de Tavira com as quais esta entidade celebre protocolo, possam igualmente usufruir de sessões de terapia devidamente acompanhados por técnicos especialistas.

 

Sobre a Fundação Irene Rolo

A Fundação Irene Rolo, Instituição Particular de Solidariedade Social, criada por doação de Irene Dulce da Palma Arez Rolo em 15 de Abril de 1982, tem como missão: apoiar pessoas com necessidades especiais e suas famílias, bem como outros públicos vulneráveis, no âmbito da prevenção, acolhimento, reabilitação, formação profissional e inserção social, com vista à promoção da qualidade de vida.

Sobre a Fundação Vodafone Portugal

A Fundação Vodafone Portugal é uma entidade sem fins lucrativos, com fundos próprios, constituída com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Sociedade de Informação, combater a info-exclusão e disseminar as tecnologias de telecomunicações. Desde a sua criação em Abril de 2001, a Fundação apoiou projetos em áreas como a Saúde, Educação, Segurança, Sociedade da Informação, operando como um instrumento fundamental na estratégia de Responsabilidade Social da Vodafone Portugal. Mais do que um simples contributo financeiro, o apoio da Fundação Vodafone Portugal aos projetos passa pelo acompanhamento ao nível da especificação das necessidades dos parceiros, planeamento, desenvolvimento e monitorização dos programas, garantindo a sua eficácia e sucesso, sempre em articulação com entidades externas, nomeadamente organizações não-governamentais e/ou organismos públicos.

 

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais