Press Releases

Vodafone e Ericsson lançam 4.ª edição do BIG smart cities

Segunda-feira, 4 de Abril de 2016
  • Competição ganha âmbito nacional e vai percorrer o País com City Challenges
  • Vencedor recebe prémio monetário de 10 mil euros, incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa
  • 20 finalistas têm acesso a programa de pré-aceleração de 9 semanas, onde recebem formação e mentoring

 

Já estão abertas as candidaturas para a 4.ª edição da competição de empreendedorismo promovido pela Vodafone e pela Ericsson, o BIG smart cities. Até dia 4 de maio, todas as ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia a dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade podem candidatar-se através do site www.bigsmartcities.com, habilitando-se assim a um prémio monetário de 10 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

Numa altura em que as cidades modernas enfrentam cada vez mais desafios – sejam eles de ordem demográfica, territorial ou climatérica, bem como de partilha e gestão de recursos naturais (hídricos, energéticos, aquecimento global) e humanos (envelhecimento da população, exclusão social) –, a tecnologia é um aliado fundamental para se transformarem as cidades em metrópoles cada vez mais inteligentes e que promovam a qualidade de vida dos seus habitantes, trabalhadores, empresários e visitantes.

Conscientes disso mesmo, a Vodafone e a Ericsson tornaram-se parceiros para a edição deste ano do BIG smart cities, reforçando assim a determinação das duas empresas em contribuir para o desenvolvimento de ideias tecnológicas que tornem os meios urbanos cada vez mais fomentadores de qualidade de vida e de sustentabilidade.

Com quatro áreas de oportunidade identificadas – Smart Mobility, Smart Living, Smart Tourism e Smart Government –, o concurso este ano apresenta várias novidades, sendo a mais relevante o facto de evoluir do formato local que o caracterizou até aqui, para passar a ter uma amplitude nacional. Assim, este ano, a iniciativa acontece no Porto, Coimbra, Évora e Lisboa, com cada uma das cidades a promover eventos locais, intitulados BIG city challenges: quatro competições, a decorrer durante o mês de abril, onde se avaliarão as propostas dos potenciais empreendedores inscritos e se elegerá um finalista por cidade. Além de ganharem acesso direto à final do concurso, os quatro projetos eleitos receberão um prémio de 500 euros.

Os empreendedores que não conseguirem marcar presença nos City Challenges do Porto (14 de abril), Évora (20 de abril), Coimbra (21 de abril) e Lisboa (28 de abril), mas submeterem as suas candidaturas online, serão avaliados à distância pelo júri e, posteriormente, através de entrevistas presenciais. No final do processo de seleção serão escolhidos 20 finalistas, a anunciar no dia 16 de maio, iniciando-se de seguida o programa de pré-aceleração de 9 semanas onde os finalistas irão receber formação, mentoring e apoio para transformarem as suas ideias em negócios viáveis. A final do BIG smart cities acontece no dia 5 de julho, onde vão ser apresentados publicamente os pitches dos projectos finalistas e onde serão revelados o projeto vencedor e três menções honrosas.

Além do incentivo de 10 mil euros para que consigam começar a tornar as suas ideias em realidade, a proposta tecnológica que apresente a melhor ideia de sustentabilidade citadina poderá desenvolver a sua ideia nas instalações da aceleradora Vodafone Power Lab, recebendo formação, coaching e sessões de mentoring e beneficiando, ainda, do ambiente de partilha de conhecimento, de experiências e de entreajuda entre startups que se vive na aceleradora. A par disso, terá a oportunidade de visitar um polo de inovação da Ericsson na Europa.

Nas edições anteriores foram premiadas asstartups GuestU (2013), Inviita (2014) e Lisboa Horizontal (2015), entre outras, empresas que desenvolveram e evoluíram as suas ideias graças ao apoio do Vodafone Power Lab, que além de formação e mentoria, facilita ainda o networking entre empreendedores e possíveis investidores de forma a que as novas empresas consigam lançar com sucesso os seus negócios no mercado.

O BIG smart cities veio reforçar a longa aposta da Vodafone no suporte à inovação e ao empreendedorismo e é hoje uma das principais montras do Vodafone Power Lab, programa criado em 2009 e que já ajudou mais de 80 startups a nascer e contribuiu para a criação de mais de 50 empregos.

Na Sociedade em Rede, a Ericsson é o principal embaixador da ‘Tecnologia para o Bem’, incentivando a inovação para ajudar a dar resposta aos desafios da sustentabilidade. O BIG smart cities vem fomentar o desenvolvimento de ideias com base em Tecnologias de Informação e Comunicação que contribuem para uma melhor qualidade de vida urbana e um mundo mais sustentável.

 

Sobre os parceiros estratégicos

Vodafone Power Lab

O Vodafone Power Lab é um programa de incentivo à inovação e ao empreendedorismo iniciado pela Vodafone Portugal em 2009. Tem como objetivo fomentar a criação de projetos tecnológicos no setor das telecomunicações, através de apoio na incubação, mentoring, workshops e formações, dando condições de trabalho às novas empresas para que estas se desenvolvam.

Por ano, o Vodafone Power Lab recebe entre 300 a 400 candidaturas à procura de apoio, com a maior fatia a chegar através dos programas de aceleração que têm em Lisboa (AUDAX – ISCTE) e no Porto (UPTEC) e do concurso de pré-aceleração anual BIG smart cities, uma das principais iniciativas do Vodafone Power Lab que ilustra bem como o apoio dado por este programa pode ser fundamental na concretização, desenvolvimento e lançamento com sucesso de uma ideia de negócio no mercado.

Além de ceder espaço de cowork e apoiar as startups com sessões de mentoria e formação, o Vodafone Power Lab promove ainda o contacto com investidores e apoia o lançamento e comunicação dos seus produtos no mercado. As diferentes iniciativas do Vodafone Power Lab já ajudaram 83 projetos e contribuíram para a criação de mais de 50 novos empregos.

 

Ericsson

A Ericsson é a força impulsionadora da Sociedade em Rede – líder mundial em tecnologias de comunicação e serviços. As nossas parcerias a longo prazo com os maiores operadores de telecomunicações em todo o mundo permitem que pessoas, empresas e sociedades realizem todo o seu potencial e criem um futuro mais sustentável.

Os nossos serviços, software e infraestruturas – especialmente em mobilidade, banda larga e cloud – possibilitam que a indústria das telecomunicações e outros setores possam melhorar os seus negócios, aumentem a eficiência, melhorem a experiência do utilizador e captem novas oportunidades.

Com mais de 115 mil profissionais e clientes em 180 países, aliamos a escala global à liderança em tecnologia e serviços. Damos suporte a redes que ligam mais de 2,5 mil milhões de utilizadores. 40% do tráfego móvel no mundo passa pelas redes da Ericsson. Os nossos investimentos em investigação e desenvolvimento garantem que as nossas soluções – e os nossos clientes – estejam na linha da frente.

Fundada em 1876, a Ericsson tem a sua sede em Estocolmo, Suécia. Em 2015 a empresa gerou receitas de 246,9 mil milhões de coroas suecas (29,4 mil milhões de dólares). A Ericsson está cotada na NASDAQ OMX bolsa de valores de Estocolmo e na NASDAQ em Nova Iorque.

 

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais