Press Releases

Vodafone lança o maior programa global de recrutamento para mulheres em interrupção de carreira

Terça-feira, 7 de Março de 2017
ReConnect é o programa criado pelo Grupo Vodafone para trazer de volta ao mercado de trabalho mulheres de 26 países
  • Iniciativa pioneira a nível global também quer contribuir para aumentar o número de mulheres em cargos de direção;
  • Ao longo dos próximos três anos, 10% de todas as contratações do Grupo Vodafone ao nível de direção serão feitas através deste programa.

Ao longo dos próximos três anos, o Grupo Vodafone vai levar a cabo uma iniciativa à escala global com o objetivo de aumentar as oportunidades laborais para as mulheres. O programa Vodafone ReConnect pretende atrair mulheres qualificadas que, após um longo período de pausa na carreira (na maior parte dos casos para formar família), enfrentam dificuldades em regressar ao mercado de trabalho.

A Vodafone está também empenhada em aumentar a proporção de mulheres em cargos de chefia (diretoras e managers), sendo expectável que sejam recrutadas cerca de mil mulheres durante os próximos três anos. Este número representará cerca de 10% de todas as contratações externas levadas a cabo pelo Grupo Vodafone, para cargos de liderança.

O programa Vodafone ReConnect vai ser implementado nos 26 países onde a Vodafone opera, complementando outras iniciativas globais dedicadas ao encorajamento e apoio das mulheres no local de trabalho, nomeadamente a melhoria das condições associadas à licença de maternidade nos países onde esta prática não existe ou é insuficiente.

Um estudo realizado pela KPMG para a Vodafone indica que há, em todo o mundo, cerca de 96 milhões de mulheres qualificadas entre os 30 e os 54 anos de idade que têm a sua carreira em pausa. Destas, cerca de 55 milhões têm experiência em cargos de chefia (intermédia ou superior). O estudo da KPMG revela que se todas estas mulheres pudessem regressar ao mercado de trabalho, e pressupondo que o seu recrutamento não levaria ao afastamento de outros funcionários, o valor da atividade económica gerada rondaria os 175 mil milhões de euros por ano. Já os rendimentos familiares destas mulheres ascenderiam a 484 mil milhões de euros por ano.

O programa ReConnect inclui:

  • Divulgação de oportunidades de emprego e ações de sensibilização direcionadas para mulheres em interrupção de carreira;
  • Programas de formação criados para atualizar e reforçar competências profissionais, ajudando estas mulheres a prepararem-se para o regresso ao trabalho;
  • Criação de condições de trabalho mais flexíveis, como trabalhar a partir de casa, ou possibilidade de regressar ao trabalho de forma faseada (por exemplo, nos primeiros seis meses, trabalhar apenas quatro dias);
  • Formação às equipas de recrutamento para que os padrões de seleção das candidatas estejam alinhados com a missão deste projeto.

O programa piloto do Vodafone ReConnect realizou-se durante o último ano em 11 países e traduziu-se no recrutamento de 50 mulheres. Uma das participantes foi Burcu Erdur, contratada para a Vodafone Turquia como manager depois de três anos de interrupção. “Sentia-me como se a minha ausência tivesse apagado completamente todos os meus sucessos anteriores na carreira; era como se nunca tivesse trabalhado. É muito difícil ser uma mãe que também trabalha fora, mas com o apoio certo é possível. O programa ReConnect deu-me isso.”

O Diretor Executivo do Grupo Vodafone Vittorio Colao considera: “Estamos empenhados em garantir que os nossos funcionários fazem parte de diversas comunidades e sociedades. A nossa ambição de ser um dos melhores empregadores de mulheres no mundo é fulcral nesse sentido. As empresas têm muitas vezes dificuldades em recrutar e manter mulheres em cargos de direção e liderança. Inovações como a nossa política global de maternidade e, agora, o nosso novo programa ReConnect podem verdadeiramente fazer a diferença para as mulheres que hoje trabalham para nós e que trabalharão para nós no futuro.”

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Vodafone Portugal divulga nas redes sociais a campanha global que o Grupo Vodafone preparou, através de dois vídeos intitulados Connect e ReConnect.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Marca e Comunicação da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais