Press Releases

Vodafone torna Cidade do Rock ainda mais digital com jogo de Realidade Aumentada

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
Vodafone Rockout! é o jogo que vai colocar os visitantes do Rock in Rio-Lisboa a ‘caçar’ instrumentos musicais espalhados pelo recinto
  • Criado em exclusivo para o festival, o Vodafone Rockout! alia diversão à possibilidade de se ganharem prémios, entre eles um Huawei P20 Pro
  • Além de realidade aumentada, Vodafone transforma recinto numa cidade inteligente e realiza extenso reforço de rede móvel com tecnologia 5G ready

Com o objetivo de tornar a 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa ainda mais digital, e reforçar a aposta nas novas tecnologias, a Vodafone desenvolveu um jogo exclusivo e inédito de Realidade Aumentada para a Cidade do Rock: o Vodafone Rockout!.Trata-se de uma aplicação para smartphone que permite aos jogadores ‘caçarem’ objetos virtuais relacionados com música, que se encontram espalhados pelo Parque da Bela Vista e dão acesso a diversos prémios diários.

A Vodafone Portugal é o patrocinador mais antigo do Rock in Rio-Lisboa, evento ao qual se associa desde a sua primeira edição. O histórico de inovações criadas pela Vodafone na Cidade do Rock já é longo, mas o desafio para continuar a inovar e a surpreender a cada nova edição do festival nunca desaparece. Proporcionar uma experiência exclusiva e inédita de Realidade Aumentada neste festival, colocando tecnologias de última geração à disposição de milhares de portugueses, é algo que só podia surgir através de uma Empresa tão inovadora como a Vodafone”, afirma Leonor Dias, diretora de Marca da Vodafone Portugal.

Quando o utilizador abre a aplicação Vodafone Rockout!, disponível para Android e iOS, vê a imagem do recinto em tempo real. Existem 40 códigos Rockout! espalhados pelo festival, que os utilizadores devem tentar encontrar e ‘caçar’, apontando a câmara para cada um deles e rodando o disco de vinil que aparece no ecrã.

Cada código representa um instrumento musical ou uma personagem – como por exemplo um saxofone, um piano ou figuras inspiradas nos artistas do cartaz –, que depois de colecionados são convertidos em pontos e adicionados a uma caderneta virtual.

O objetivo do jogo é colecionar a maior quantidade destes objetos virtuais, a que correspondem diferentes pontos, consoante a dificuldade em encontrar cada um deles. Existem dois tipos de prémios: os de progresso, que são atribuídos conforme se vão apanhando instrumentos; e os de pontuação, que são atribuídos aos jogadores que forem capazes de atingir os dez primeiros lugares em cada dia do festival.

Dependendo do número de instrumentos colecionados, os jogadores poderão duplicar, triplicar ou quadruplicar os pontos ganhos nas jogadas seguintes, podendo ganhar um dos cobiçados sofás de ar Vodafone, um lenço ou, ainda, uma T-shirt exclusiva. O primeiro jogador a alcançar os 40 marcadores até às 20h de cada dia, recebe uma entrada dupla para o Vodafone Rock Club – área de convidados da Vodafone com a melhor vista para o Palco Mundo.

Além disso, os utilizadores terão ainda a oportunidade de ganhar smartphones topo de gama ou pulseiras Band Pro2 da Huawei. Estes prémios são atribuídos diariamente, consoante a classificação de cada jogador:

  • º lugar – telemóvel Huawei P20 Pro
  • º e 3.º lugar – telemóvel Huawei P20
  • º e 5.º lugar – telemóvel Huawei P20 Lite
  • º a 10.º lugar – pulseira Huawei Band Pro 2

O Vodafone Rockout! pode ser jogado entre as 12h e as 22h e, caso haja prémios para recolher, estes devem ser levantados no Vodafone Power Bar até à 01h do dia seguinte, mediante a apresentação do jogo e do comprovativo de identificação.

Este ano, além do Vodafone Rockout!, a Vodafone volta a dotar a Cidade do Rock de soluções inteligentes com o projeto Vodafone Digital Rock City, que permitirá monitorizar as áreas mais críticas do festival, tais como a energia, água, qualidade do ar e, pela primeira vez, gerir à distância a fila para as diversões. Através da funcionalidade Smart Check-in, inserida na app Vodafone Rock in Rio, vai ser possível reduzir significativamente o tempo de espera para a roda gigante e para o slide.

No que diz respeito a comunicações, a Vodafone leva a cabo um exaustivo plano de reforço de cobertura e capacidade das suas redes móvel e fixa. A Vodafone instala 17 antenas de comunicações móveis com tecnologia 5G ready, e uma estação com duas das tecnologias (Massive MIMO e ‘beam forming’) que servirão de base à quinta geração móvel, mas que hoje já podem ser usufruídas pelos Clientes Vodafone com smartphones 4G.

Contactos

Para esclarecimentos adicionais, por favor consulte a Direcção de Estratégia e Comunicação Externa da Vodafone Portugal, através do formulário de contactos institucionais